O iPhone 16 tem lançamento marcado para a próxima segunda-feira (9) e, apesar de a Apple se esforçar para esconder as novidades, algumas informações sobre os novos modelos costumam vazar antes da hora. Naturalmente, não é possível confirmar todos os detalhes sobre o novo iPhone, mas alguns rumores são quentes o suficiente para, no mínimo, despertar o interesse dos fãs mais engajados. Um detalhe interessante, principalmente para quem pensa em comprar o o iPhone 16, é a presença apenas de chips A18 na linha.
O evento de lançamento do novo iPhone será transmitido no site oficial da Apple e em seu canal no YouTube em 9 de setembro, às 13h (horário de Brasília). Porém, é importante ressaltar que, até o momento, nenhuma das informações foi confirmada oficialmente pela fabricante, ou seja, tratam-se apenas de rumores e possíveis vazamentos. Para ajustar as expectativas do público, o TechTudo compilou as principais informações que já temos sobre o iPhone 16. Confira a lista completa a seguir.
1. iPhone 16 Plus e 16 Pro Max com tela ainda maior
Uma possível modificação na nova geração de celulares da Apple é o aumento das telas dos iPhone 16 Plus e iPhone 16 Pro Max, que já são naturalmente grandes, de 6,1” a 6,7”, e de 6,3” até 6,9”, respectivamente. O aumento é pouco significativo, de apenas 3% em ambos os casos. No entanto, já é suficiente para que acessórios como capas de proteção da geração atual não caibam nos próximos modelos.
2. Nova câmera ultrawide (grande angular) de 48 MP no iPhone 16 Pro Max
Ao que tudo indica, o conjunto de câmeras do iPhone 16 Pro e do iPhone 16 Pro Max também será atualizado, apresentando melhorias significativas. A câmera grande angular (ultrawide) dos dois modelos topo de linha passa de apenas 12 MP para 48 MP, resolução que até então ficava restrita apenas à câmera principal. Com a novidade, será possível registrar fotos no modo ultrawide no formato ProRAW, com altíssimo nível de detalhes. Isso é ideal para fotógrafos, já que permite maior flexibilidade para edição e criação de imagens em alta resolução.
3. Botão especial para câmera
Ainda no quesito câmera, o iPhone 16 vai receber um novo botão capacitivo (nãomecânico) dedicado exclusivamente para a captura de fotos. Por mais que pareça um mero detalhe, a inovação é interessante, considerando que uma das principais propagandas da Apple em torno do iPhone, desde seu lançamento, é o potencial de sua câmera para captura de fotos profissionais. A grande diferença deste botão capacitivo para os mecânicos é que ele não “afunda” ao ser pressionado; apenas registra diferentes intensidades de pressão ao toque.
4. Siri com Apple Intelligence
Uma novidade que, mesmo que não houvesse rumores, seria uma aposta válida é a chegada da Apple Intelligence nos novos iPhone 16 de forma integrada à Siri. Praticamente toda a indústria de tecnologia está aproveitando o momento aquecido da Inteligência Artificial (IA), utilizando seu apelo revolucionário como estratégia de marketing. E, se tem algo que a Apple faz com excelência, é o marketing agressivo acerca das novas tendências.
5. Apenas chips A18 e A18 Pro, sem modelos com A17
Por falar nos novos chips, a nova geração traz apenas chips A18 e A18 Pro em todo o lineup do iPhone 16, com a versão Pro nos modelos Pro e Pro Max. A novidade quebra uma “tradição” bastante questionável, introduzida pela Apple no iPhone 14. Esses modelos continham chips A15 Bionic, os mesmos da família do iPhone 13, nos modelos base e Plus. O A16 Bionic, processador mais moderno, ficou reservando exclusivamente para os iPhone 14 Pro e Pro Max, mais caros.
6. Nova cor Bronze para o iPhone 16 Pro
Uma atualização menos profunda, mas ainda interessante, é a estreia de uma cor inédita para o iPhone 16 Pro, em uma tonalidade bronze. Ainda sem nome oficial, a cor apelidada até então de Titânio Ouro (Gold Titanium) foi revelada ao portal 9to5Mac por fontes confiáveis, que já tinham identificado o Titânio Cinza do iPhone 15 Pro. Resta apenas uma confirmação no próximo dia 9 de setembro.
7. 8 GB de memória RAM
Ao que tudo indica, todos os modelos do iPhone 16 chegarão ao mercado com 8 GB de RAM, e não nas configurações de 6 GB para o iPhone 16 e iPhone 16 Plus, com valor superior destinado apenas aos iPhone 16 Pro e Pro Max. A Apple não divulga abertamente o volume de memória RAM de seus celulares, com a confirmação vindo apenas no lançamento após sites especializados realizarem um diagnóstico profundo de hardware dos smartphones.
8. Solução térmica em grafeno
Um dos destaques dos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max foi o potencial dos modelos de rodar jogos de alto orçamento, como Resident Evil Village. Porém, mesmo que a jogativa seja possível, os celulares tiveram diversos problemas de superaquecimento, não apenas em games, mas durante o carregamento e outras atividades comuns. Segundo o leaker Kosutami (@Kosutami_Ito, no X/Twitter), a Apple estaria trabalhando em um encapsulamento metálico para a bateria do iPhone 16 Pro, o que favorece bastante a dissipação de calor.
por:https://www.techtudo.com.br